Acabo de tomar conhecimento que as minhas crónicas estão cheios de erros ortográficos. As minhas desculpas aos mais atentos. Mas sinceramente não tenho culpa. E não são de todo evitáveis. Sempre dei imensos erros - nunca consegui fixar quando se usa o "s", os "ss" e o "ç". O "há" e o "à" são quase um mistério. E os hifens deixam-se doida. Lembro-me de muitos truques que a Sra. D. Margarida e a Lídia (minhas professoras da 4ª e 3ª classe) me ensinaram, mas infelizmente não são os suficientes. Sei que pássaro se escreve com 2 s's porque têm duas asas, idem para pessoas (porque têm duas pernas), mas realmente não basta. Descobri recentemente que isto é causado por uma parte do cérebro não funcionar como devia (não, não sou nem burra nem esúpida, como muitos devem estar agora a pensar) e que as pessoas não têm culpa disso. O Einstein sofria disto, o Bill Gates também. E eu pelos vistos, qual génio, também devo sofrer. Nunca apurei o facto, mas de certeza que deve ser essa a minha patologia. E nesta fase da vida sinceramente não vou gastar dinheiro a descobrir essas coisas.
Devem estar a perguntar-se porque é que não uso corrector ortográfico: simplesmente porque esta ferramenta de escrever o blogue não tem. Nos emails e word não sobrevivo sem o corrector, mas não tenho pachorra para escrever tudo em word e depois passar para aqui.
Ou seja, "sorry" pelos erros. Se vos importunar mesmo muito sugiro que seleccionem o texto todo, façam "copy", vão ao word e façam "paste". Assim vão ler tudo direitinho :)
A minha Mãe já sugeriu ser minha editora. Mas para estas crónicas não vale a pena. Só para quando eu escrever um livro ... Gostava de um dia tentar, mas preciso de ter uma história, uma ideia. Comecei a escrever as minhas memórias (ainda só escrevi uma página ...), porque sinceramente acho que um dia não me vou lembrar de nada e quero que as minhas netas saibam quem eu fui. Pode parecer vaidade ou convencimento, achar que outros vão querer saber quem eu era. Talvez seja. Mas gosto de pensar que alguém vai gostar.
Quantos erros terei hoje dado ????
Pois Patricia. Tenho exactamente o mesmo problema... para mim é mais os per e os pre. Mas também me engano com outras combinaçōes. Se não fosse o spelling estava desgraçado. O Gui esta a passar pelo mesmo e, coitado, tal como tu, não tem corrector ortográfico na escola. Enfim, deve ser herditário. Mas depois de saber que o Einstein tem o mesmo problema até fiquei feliz por ter uma parte da cérebro avariada (deve ser uma parte muito pouco interessante para se lembrar desses pormenores...ou são promenores?). bj
ResponderEliminarPois eu acho que a tua Mae tem toda a razão: a minha Mae, a minha sogra e o meu pai concordam que és uma fantastica cronista e que devias escrever um livro. Sim, as tuas crónicas/posts foram a atracão do ultimo Domingo ca em casa, e ate o Antonio pergunta se " a tia Patricia escreveu mais alguma coisa?"
ResponderEliminarQuanto aos erros, os meus sao mesmo de estar a escrever no IPad, o que não me equipara ao Einstein, mas e uma desculpa moderna...( sem acentos nem cedilhas e com maiúsculas a mais, etc)