segunda-feira, 16 de abril de 2012

De volta!

A pedido de várias famílias aqui estão de volta as actualizações do bloguidani. Estive muito ocupada nestas últimas semanas - uma visita fantástica e inesquecível dos meus Pais,bem como uma visita de uma amiga e outra dos meus Tios. E o tempo não estica.
Foi muito bom ter tido cá companhia. Eu gostei muito e os miúdos adoraram. Os meus Pais viveram a nossa vida cá e foi óptimo. O João ainda hoje diz, sempre que tem inglês, que preferia que fosse o Avô a ir lá levá-lo e buscá-lo, e não eu. Foi óptima a estadia, difícil a partida. Mas a vida é assim mesmo. E só ficamos tristes quando alguém parte se gostamos muito dessas pessoas. Senão isso não acontecia.

A nossa vidinha continua dentro das rotinas habituais.
A maior novidade é que o Mi está a aprender a ler. E tem muitos trabalhos de casa. Está a aprender a ler por um método diferente daquele que os irmãos aprenderam. Começou pela palavra CAVALO e agora já vai no LOBO, GATO e MATA. Mas como o bendito cavalo demorou um mês é melhor que me vá habituando ao Lobo, ao Gato e à Mata pois devo ter que conviver com eles nas próximas 3 semanas ... Anda muito entusiasmado mas é "porquinho" e desleixado como o mano Kiko. O João sempre foi o mais organizadinho, mas mesmo assim deixa a desejar. Mas o Mi encara este processo da alfabetização (é assim que eles cá dizem, pois aprender a ler é basico ...) com a ligeireza e alegria com que encara tudo na sua vida. Tudo o que faz é fantástico, a professora acha tudo lindo o que ele faz, ... Ou seja, está em grande!


O João lá continua no seu processo de adaptação. De facto cada pessoa tem os seus timings e temos mais é que os saber respeitar. Tem andado mais bem disposto e continua bom aluno, mas ainda fica um bocado transtornado quando lhe corrigem o seu português. Para mais ele, que nunca deu erros ortográficos! Já lhe expliquei que aqui, em português do Brasil, há coisas que se escrevem de forma diferente ... e que ele é um menino cheio de sorte porque vai aprender das duas formas. Ontem fiquei fascinada (e babada!) com a memória dele. Hoje tinha teste de Geografia e a matéria é geografia do Brasil (aproveitei também para estudar pois não sei nada de Geografia do Brasil). Era bastante interessante. Mas tinha uma parte chata - ele tinha que decorar as 27 regiões do Brasil e as 27 capitais de distritos. Eu tenho uma memória de uma barata (não, não é da idade. Eu sempre tive dificuldade em memorizar/decorar coisas). Não é que o tipo em 15 ou 20 minutos decorou aquela gaita toda? Fiquei impressionada. Lembrei-me do meu Pai, que segundo contam as "lendas" sabe de cor e salteado a lista da armada! Estou em pulgas para que ele chegue e me diga como lhe correu o teste.

O Kiko está bem. Anda fisicamente estoirado com tanto desporto que faz. Mas está com uma figuraça. Também está em testes (2 por dia, incluindo o sábado ...) e diz que lhe têm corrido bem. Queixa-se daqueles em que tem que escrever mais. Cada dia está mais virado para a matemática, física e química, em que só precisa de entender e não de marrar. O ritmo de festas abrandou mas mesmo assim lá vai tendo algumas.

E pronto! Nada mais há a dizer. A nossa rotina está instalada e vamos continuando a aprender a viver fora do nosso país. Sem dúvida que nos ajuda a boa disposição deste povo, o bom tempo e a praia. Pelo menos a mim o saber que tenho a praia aqui ao lado, o ver o mar todos os dias da minha varanda, ajudam-me muito. Sou dada a neuras e os dias de chuva e encobertos alteram o meu bioritmo. Ontem tivemos um dia de praia fantástico, com um banho delicioso. Depois ao final da tarde levantou-se um ventinho, que trouxe muitas nuvens. Caíu uma chuvada brutal toda a noite até hoje ao principio da manhã. Mas agora já não chove, mas o dia está feio, embora quente. Não sinto saudades de frio e de roupa de inverno. Acho mesmo que quando um dia tiver que calçar umas botas e vestir um casaco de lã vou estranhar.

Vou tentar manter o blogue actualizado, mas cada dia que passa se torna mais complicado. Não temos novidades. Não estamos de férias nem temos coisas novas para contar todos os dias. Estamos a viver o nosso dia-a-dia, com saúde e bem dispostos.

E quando é que vamos ter mais visitas?

Sem comentários:

Enviar um comentário